O que significa O&M e quais são os principais diferenciais dessa área na Faro

Entenda como funciona o O&M da Faro

O que significa O&M e quais são os principais diferenciais dessa área na Faro.

Mas afinal, o que é O&M?

A sigla O&M significa Operação e Manutenção, e se refere ao conjunto de processos, atividades, indicadores, ferramentas e métodos para operar um ativo ou um sistema – isto é, garantir performance em concordância com aquilo que foi configurado em projeto – e se manter um ativo ou sistema – assegurar que a plena operação deste se mantenha ao longo dos anos. Tal conjunto de ações relacionado aos profissionais que atuam sobre estas estabelece a área de Operação e Manutenção de uma empresa.

O que é O&M de usinas solares?

O&M de usinas solares fotovoltaicas é o conjunto de processos, atividades, indicadores, ferramentas e métodos para se operar e manter usinas, de modo a assegurar a máxima produtividade e disponibilidade destes ativos ao longo do tempo, com base na oferta de irradiação solar, levando em conta outros aspectos como falhas de grid, paradas de equipamentos, níveis de sujidade dos módulos, bem como os indicadores de performance dos ativos.

Quais são os indicadores mais comuns empregados no O&M de UFVs?

Além das taxas de irradiação e irradiância recebidas pelas usinas e das comparações entre as taxas esperadas e as taxas reais (medidas por instrumentos instalados nas usinas), os indicadores mais comumente utilizados são o Performance Ratio – mais conhecido como PR, indica a taxa de performance da usina correlacionando energia, potência nominal do módulo empregado no arranjo fotovoltaico, irradiação e temperatura – Disponibilidade (global e unitária) e Taxa de Geração de Energia (real x esperada, injetada x compensada).

O&M na Faro

Como funciona o O&M na Faro Energy?

A Faro Energy possui uma equipe capacitada e qualificada para prover às usinas de seu portfólio, garantindo a Operação e Manutenção. Conta com especialistas nas mais diversas disciplinas técnicas, considerando as tecnologias empregadas nas plantas. Além disso, a empresa dispõe de um time de tecnologia altamente estruturado, o que permite o desenvolvimento e customização de ferramentas e processos para maximizar a disponibilidade e confiabilidade de seus ativos, além da integração das tecnologias empregadas junto às usinas para prover a supervisão, monitoramento e controle remoto destas em benefício da disponibilidade e confiabilidade destas.

Na Faro Energy trabalha-se o O&M com base nas melhores práticas internacionais de mercado, com o dimensionamento e utilização de planos de operação e manutenção balizados pelas recomendações dos fabricantes dos ativos empregados nas usinas – visando a manutenção da garantia destes – além de históricos e análise de falhas, aplicação de boas práticas de manutenção e previsões climáticas (considerando a incidência de chuvas para limpeza dos módulos fotovoltaicos das usinas).

Além disso, a Faro Energy  também emprega na rotina da operação e manutenção de suas usinas alguns indicadores que proporcionam um controle mais assertivo e abrangente de seus ativos, tais quais: Análise RAM (Reliability (Confiabilidade), Availability (Disponibilidade) e Mantenability (Mantenabilidade). (considerando o emprego de MTBF – Mean Time Between Failures (Tempo médio entre falhas) e MTTR – Mean time to repair (tempo médio de reparo), Disponibilidade Energética e Taxa de Variação de Irradiação. Tais indicadores são pouco empregados no Brasil, dadas as suas complexidades e as suas demandas por dados de alta confiabilidade, porém, como a Faro Energy dispõe do que há de mais moderno para supervisão e monitoramento de UFVs, a aplicação dos indicadores supracitados mostrou-se bastante prática e assertiva.

Você sabia que a Faro está no LinkedIn? Para acessar nossa página basta clicar aqui.

Veja os últimos artigos postados no nosso blog

Av. Nações Unidas 11541
Conjunto 112 - Cidade Monções
São Paulo - SP - CEP 04578-907
Faro Energy, uma empresa do Grupo Modern Energy.
Chat
1
Olá,
Como podemos te ajudar?