Saiba como funciona a inspeção termográfica de uma usina solar

Considerada uma manutenção preditiva, a inspeção termográfica garante a segurança e eficiências das usinas

A Inspeção Termográfica consiste na detecção e diagnóstico de altas temperatura de componentes e equipamentos elétricos. Quando é encontrada alguma variação de temperatura é fundamental que seja feita uma avaliação para verificar a causa disso, pois pode estar relacionada com algum problema como falha na conexão ou curtos.

Esse tipo de alteração pode ocasionar por exemplo perda de eficiência e redução da vida útil do equipamento, reduzindo assim a geração da usina solar. Abaixo separamos duas imagens que mostram essa variação de temperatura em uma de nossas usinas:

Inspeção termográfica placa solar inteira

Na primeira imagem não conseguimos ver diferença entre os módulos a olho nu, mas quando realizamos a inspeção termográfica percebemos que algumas células de um dos módulos estavam trabalhando com uma temperatura mais elevada. Com isso nossa equipe de Operação & Manutenção verificou o que estava causando essa elevação e nesse caso teve de realizar a troca do equipamento.

A inspeção termográfica é uma das manutenções preditivas realizadas pela Faro nas usinas e atualmente ocorre semestralmente para os módulos e inversores, e anualmente para os demais equipamentos.

Existem diferentes métodos para a mensuração termográfica, em geral, a avaliação tem um diferente mecanismo para cada objetivo de visualização (qualidade na resolução, campo de visão e distância do que pretende ser capturado). A utilização de drones com câmeras especiais permitem que a inspeção seja feita mais rapidamente, mas a inspeção também ocorre individualmente, ou seja, o técnico vai passando por cada equipamento para verificar alguma alteração.

Nas imagens a seguir, a inspeção estava sendo realizada de forma individual e como podemos ver foram detectados dois pontos de aquecimento que foram solucionados pela nossa equipe de O&M.

Inspeção termográfica placa solar

A inspeção termográfica é apenas uma das diversas manutenções e análises realizadas pela Faro nas usinas. Isso garante a segurança dos nossos colaboradores e parceiros e faz com que a usina esteja sempre operando de forma eficiente, gerando energia para atender os nossos clientes.

Você sabia que a Faro está no LinkedIn? Para acessar a nossa página basta clicar aqui.

Av. Nações Unidas 11541
Conjunto 112 - Cidade Monções
São Paulo - SP - CEP 04578-907
Faro Energy, uma empresa do Grupo Modern Energy.
Chat
1
Olá,
Como podemos te ajudar?