Lojas da C&A no RJ e DF serão abastecidas com energia proveniente de usinas solares da Faro Energy

Com o objetivo de gerar energia limpa, nova iniciativa da varejista em parceria com a Faro Energy evitará a emissão anual de 1,8 mil toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 11 mil árvores

A C&A Brasil anuncia a utilização de duas usinas solares no país que serão construídas e operadas pela Faro Energy – empresa que realiza investimentos em projetos de energia solar distribuída e eficiência energética no Brasil. Com previsão de entrega no primeiro semestre de 2021, as usinas abastecerão, incialmente, 11 lojas da varejista localizadas no Rio de Janeiro e em Brasília por 10 anos, com possibilidade de prorrogação de contrato por mais uma década e ampliação no número de unidades a receber energia limpa.

Situadas no Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, e na região Administrativa de Brazlândia, no Distrito Federal, as usinas solares contarão com aproximadamente sete mil módulos fotovoltaicos, que representam uma potência instalada de 2,5 MW. Por ano, as duas usinas terão capacidade para gerar 5,5 GWh – energia suficiente para abastecer o equivalente a 2,8 mil residências no mesmo período.

Com o uso de energia solar proveniente das usinas, anualmente a C&A Brasil evitará, a emissão de 1,8 mil toneladas de CO2, montante equivalente ao plantio de 11 mil árvores ou menos 1 mil veículos, com média de 12 mil km rodados cada, circulando pelas estradas brasileiras. A varejista estima ainda uma economia potencial de cerca de R$ 20 milhões até o final do contrato, além dos ganhos socioambientais, como: redução das emissões dos gases de efeito estufa e a obtenção de energia renovável.

Dentre os fatores que contribuem para alcance desses índices está o uso da chamada tecnologia tracker ou seguidores solares. Trata-se de um dispositivo que acompanha o movimento do sol ao longo do dia e altera a posição dos painéis fotovoltaicos seguindo a luz solar para potencializar a produção de energia. Outro diferencial é o uso de módulos fotovoltaicos bifaciais, responsáveis por absorver os raios solares tanto do céu quanto os refletidos pelo solo, otimizando ao máximo a captação do recurso natural e apresentando uma solução de alta eficácia.

Ainda no caminho do uso de energia mais limpa, a C&A vem incentivando unidades produtivas de sua rede de fornecimento do estado de Minas Gerais a realizarem parcerias para o compartilhamento de fazendas solares, economizando na conta de energia sem a necessidade de qualquer investimento por parte das unidades produtivas. Gerando economia e contribuindo para o meio ambiente.

A sustentabilidade é um valor para a C&A e estamos sempre atentos a alternativas para otimizar a utilização de recursos. Hoje, dentre as varejistas de moda do país, a C&A é a que aparece com maior número de unidades consumidoras no Mercado Livre de Energia, que fornece energia advinda de fontes renováveis, como pequenas centrais hidrelétricas, usinas solares e eólicas. Até o final de 2020, habilitamos cerca de 200 lojas para recebimento de energia limpa por meio desta modalidade, história que começamos em 2011 com as primeiras unidades migradas para esse modelo. A construção das duas usinas solares para abastecimento exclusivo das nossas lojas inaugura nossa presença na geração distribuída de energia e é mais um importante passo da companhia para gerar impacto positivo, em linha com nossos compromissos”, afirma Ciro Neto, diretor de Desenvolvimento e Expansão da C&A Brasil da C&A Brasil.

A Faro Energy já investiu mais de 250 milhões de reais em projetos de energia renovável no Brasil, e se sente muito orgulhosa em inaugurar a sua segunda onda de investimentos justamente com a C&A, uma das maiores varejistas do país e uma marca que certamente faz parte do cotidiano do brasileiro. Ao todo, a Faro pretende investir mais de 800 milhões de reais até 2022, não só em projetos de energia solar, mas também em eficiência energética, mercado livre e novas iniciativas sociais. Para nós, é motivo de muita alegria e satisfação, ter a C&A como parceira em nossos investimentos, que estão cada vez mais alinhados às práticas ESG (Environmental, Social and Corporate Governance)”, destaca Pedro Mateus, CEO da Faro Energy.

Você sabia que a Faro está no LinkedIn? Para acessar a nossa página basta clicar aqui.

Av. Nações Unidas 11541
Conjunto 112 - Cidade Monções
São Paulo - SP - CEP 04578-907
Faro Energy, uma empresa do Grupo Modern Energy.
Chat
1
Olá,
Como podemos te ajudar?